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Primavera é um convite aos exercícios

Publicado em 27/09/2013

Temperaturas mais elevadas e dias mais longos são grandes incentivos para quem quer começar a fazer exercícios físicos. Mas é a proximidade com o verão que leva muitas de pessoas a buscar as academias na primavera. 

Com o objetivo de perder peso e ganhar massa muscular alguns começam a se exercitar em ritmo acelerado para recuperar o tempo perdido: ato que, sem orientação profissional, pode trazer prejuízos à saúde ou mesmo não se reverter em resultados satisfatórios. Professor de educação física da Fitness Hall, Everton Larrondo alerta que nem todas as pessoas conseguem alcançar um corpo ideal em tão pouco tempo. 

— Nem todos conseguem bons resultados em alguns meses, mas isso depende do biotipo e da genética de cada um — explica Everton. 

O ideal é manter as atividades durante todo o ano, o que garante um preparo físico melhor para aumentar a frequência dos exercícios nos meses próximos ao verão. Segundo o professor, as pessoas ficam mais estimuladas nessa época do ano. Da mesma forma, o exercício faz com que elas comecem a cuidar mais da alimentação. De acordo com o preparador, não adianta só começar a fazer as atividades sem reeducar-se à mesa.

Quem pretende começar agora precisa procurar auxílio de um profissional de educação física e de um médico. Everton recomenda a caminhada como uma opção para quem está dando a largada agora. 

— A caminhada é um exercício de baixa intensidade e baixo risco de lesão. 

Quem já treina há mais tempo, segundo o professor, pode intensificar os treinos, sempre com orientação de um profissional. Variar nos tipos de exercícios também é uma boa opção. 

— Quando se está treinando há muito tempo no mesmo exercício, o corpo se acostuma e pode não dar mais os mesmos resultados. Nesses casos a pessoa pode procurar variar ou mudar a maneira como ele é feito. 

Aos 25 anos, Tiana Quadros de Souza procurou uma academia há poucas semanas. Seu objetivo é claro e, em três semanas, já alcançou parte dele. 

— Queria perder oito quilos, quatro eu já consegui — diz a estudante de psicologia. 

Tiana, que não fazia academia há um ano, procurou profissionais de educação física para orientação na musculação, aeróbica e esteira, e está fazendo acompanhamento nutricional para cuidar da alimentação. Além disso, conta que tem facilidade em perder peso. 

— Estive de repouso depois de uma cirurgia no joelho, mas resolvi voltar agora também por causa do verão. 

Confira os principais cuidados necessários a quem está começando agora: 

:: Procure orientação de profissionais de educação física, nutricionistas e médicos; 

:: Faça uma avaliação para descobrir sua condição física; 

:: Respeite os limites do seu corpo. Não extrapole na intensidade dos exercícios logo no início; 

:: Use um tênis com sistema de amortecimento; 

:: Cuide da alimentação. Não adianta exercitar o corpo sem reduzir alimentos ricos em gordura e açúcar; 

:: Não pare as atividades no final do verão. Exercícios devem fazer parte da rotina em todas as estações. 


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Fonte: Primavera é um convite aos exercícios

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